domingo, 15 de março de 2009

projeto pascoa

PROJETO PÁSCOA
Alunos atendidos: ENSINO FUNDAMENTAL
Responsáveis: PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E EQUIPE DE GESTÃO
Período: DE 30/03 A 09/04
Justificativa: A páscoa é uma das datas mais comemoradas em todo o mundo por esse motivo o tema é um grande motivador para atividades em sala de aula, bem como trabalhar a solidariedade
Objetivo Geral: Buscar novas abordagens e metodologias visando o aperfeiçoamento da prática educativa, para possibilitar aos alunos integrarem-se ao mundo nas dimensões fundamentais da cidadania, do estudo e do trabalho.
Objetivos
• Conhecer o significado da Páscoa e seus símbolos;
• Vivenciar o sentido da Páscoa;
• Desenvolver o raciocínio, a atenção e a percepção;
• Desenvolver a imaginação e a criatividade;
• Ampliar o vocabulário;
• Socializar-se com o grupo participando das propostas apresentadas na sala de aula e fora deste espaço.
• Participar com cooperação e interesse das atividades proporcionadas pela escola.
Estratégias
Realização de atividades que envolvam:
• músicas;
• poemas;
• artes;
• hora –do - conto;
• teatro
• quebra-cabeça;
• desafios;
• confecção de máscaras e pinturas;
• produção de texto coletivo;
• jogos;
• confecção de dobradura;
• participação dos grupos nas atividades proposta pela escola.

Avaliação
O desenvolvimento deste projeto será considerado satisfatório se o grupo apresentar interesse durante a apresentação das atividades, e que essas sejam gostosas e contribuam para a mudança de comportamento através de um aprendizado significativo.

Observação
O grau de experiências e de dificuldades das atividades realizadas pelos grupos depende da faixa etária em que eles se encontram bem como o grupo nos quais estão inseridos. As oportunidades são oferecidas a todos os alunos de modo que eles apresentem condições para realizá-las.

História da Páscoa
A Páscoa é a principal festa dos judeus, celebra-se o êxodo e a libertação do povo de Israel da escravidão a que foi sujeito pelos egípcios. Para os cristãos, a Páscoa é dos eventos mais importantes do ano, celebra-se a Ressurreição de Cristo, crucificado para a libertação dos homens do pecado original. Durante a Semana Santa acontecem procissões e novenas que representam os momentos mais dolorosos da vida de Jesus. Os rituais normalmente representam a Crucificação, a Morte e a Ressurreição de Cristo.
O domingo anterior ao domingo de Páscoa é o domingo de Ramos, e é quando se benzem os ramos de palmeiras e se celebra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém. Em muitas regiões do Mundo, a Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa são celebrados com manifestações de figurantes vestidos como no tempo de Jesus ou com imagens de Jesus crucificado.
A Tradição do Ovo
O ovo é um dos mais antigos símbolos da Páscoa. Significa fertilidade e recomeço da vida. Alguns historiadores garantem que o costume de cozinhar e depois colorir ovos de galinha para depois presenteá-los surgiu entre os antigos egípcios, persas e algumas tribos germânicas.
Hoje atribui-se aos chineses o costume milenar de presentear parentes e amigos com ovos nas festas de primavera. Mas foram os reis e príncipes da Antiguidade que confeccionaram ovos de prata e ouro recobertos de pedras preciosas. O povo, sem recursos para tais luxos, manteve a tradição de presentear ovos de galinha confeccionados.
A tradição do Coelho
No antigo Egito, o coelho era o símbolo da fertilidade. Por ser um animal que apresenta condições de gerar grandes ninhadas, a imagem do coelho simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente.
AS FESTIVIDADES DE PÁSCOA EM ALGUNS PAISES DO MUNDO
A Páscoa festeja-se em todo o mundo, mas nem sempre da mesma maneira e muitas vezes com significado diferente.
Brasil e América Latina - As crianças montam os seus próprios ninhos de Páscoa, sejam de vime, madeira ou papelão, e enchem-nos de palha ou papel picado. Os ninhos são deixados num certo sítio para o coelhinho colocar doces e ovinhos na madrugada de Páscoa. A "caça ao ovo" ou "caça ao cestinho" também é uma brincadeira utilizada.
Na China - O "Ching-Ming" é uma festividade que ocorre na altura da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas, na forma de refeições e doces, para que estes fiquem satisfeitos com os seus descendentes.
Na Europa Central - Os festejos remontam aos antigos rituais pagãos do início da Primavera. A tradição da Páscoa inclui a oferta de amêndoas e a decoração de ovos cozidos com os quais são presenteados os familiares e amigos mais próximos. Também são feitas brincadeiras com ovos da Páscoa como, rolá-los ladeira abaixo, onde será vencedor aquele ovo que conseguir chegar mais longe sem partir.
Na Europa do Leste - (Ucrânia, Estónia, Lituânia e Rússia) - Faz-se a decoração de ovos com os quais se presenteiam os amigos e os parentes. A tradição diz que, se as crianças forem bem comportadas, deixam na noite anterior ao domingo de Páscoa um boné de tecido num lugar escondido, e o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses "ninhos".
Estados Unidos da América - A brincadeira mais tradicional é a "caça ao ovo", onde os ovos de chocolate são escondidos pelo quintal ou pela casa para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa. Em algumas cidades a "caça ao ovo" é um evento da comunidade e é usada uma praça pública para esconder os ovinhos.
Saudação pascal em diversas línguas:
Em Português
FELIZ PÁSCOA!
Na Tchecoslováquia
VESELE VANOCE!
Na Alemanha
SCHÖNE OSTERN!
Na Itália
BUONA PASQUA!
Na Macedônia
SREKEN VELIGDEN!
Em Inglês
HAPPY EASTER!
Na França
JOYEUSES PÂQUES!
Na Grécia
KALO PASKA!
Na China
FOUAI HWO GIE QUAI LE!
Em Árabe
EID-FOSS'H MUBARAK!
Na Croácia
SRETUN USKRS!
Brincadeiras
Corrida de Nariz
Preparação: Divide-se o grupo em times que contenham quatro a cinco crianças cada um. Coloca-se as crianças de cada time em fileira atrás de uma linha de partida. Na frente de cada time deverá haver um ovinho de chocolate para cada criança e distante cerca de 4m um círculo de giz de cerca de 50 cm de diâmetro.
Desenrolar: Iniciando o jogo o primeiro aluno de cada fileira sai e deverá mover um dos ovinhos até o interior do círculo tocando-o com o nariz. Vence a equipe que terminar primeiro com todos os seus ovinhos no interior do círculo.

***************************************************
Caça aos Ovos
Preparação: Pinta-se 15 ovos comuns de várias cores, apenas de um lado (com guache será mais apropriado pois ficará mais vivo). E esconde-se em diversos lugares com a face pintada virada para baixo.
Desenrolar: As crianças terão quinze minutos para procurar os ovos sem tirá-los do lugar. Nesta fase trabalharão individualmente. Após isso, dá-se papel e caneta e forma-se equipes de quatro a cinco alunos. Os grupos terão quinze minutos para enumerar onde estava cada ovo e de que cor ele era. Terminada isso o orientador caminhará com as crianças com estas indicando onde cada um dos ovos se encontra, em cada caso se observará de que cor é o ovo e a equipe que acertou a localização e a cor ganhará um ponto. Vence a quem fizer mais pontos.
***************************************************
Os ovos do Vizinho
Preparação: Divide-se as crianças em dois time. Delimita-se o campo e traça-se uma linha ao meio. Cada equipe ocupará um dos lados. No centro de cada campo desenha-se um círculo de cerca de 1 m de diâmetro e dentro coloca-se quatro ovos para cada time (4 ovos é uma boa medida para 10 a 12 jogadores, existindo mais eles deverão se proporcionalmente aumentados).
Desenrolar: As crianças deverão ir até o campo do adversário e lá pegar os ovos para colocá-los no círculo do seu campo. Os ovos deverão ser transportados um de cada vez. Quando um dos jogadores que estiver transportando um ovo for tocado por um adversário ele deverá ficar parado no local até que seja "libertado" pelo toque de um companheiro de seu time.
Quando um jogador estiver dentro do círculo seja de que campo for ele não poderá ser tocado.
Vence quem conseguir transportar os seus ovos primeiro.
*************************************************************
Hop... Hop... COELHINHO

Preparação: As crianças ficam em círculo e um dos jogadores é escolhido para iniciar o jogo.
Desenrolar: O jogador escolhido andará em volta do círculo batendo nas costa de cada um dos seus componentes dizendo à cada batida a palavra "hop". Irá prosseguindo assim até que escolherá um jogador e quando bater nas suas costas ele dirá a palavra "coelhinho". Neste momento ele sai correndo e o jogador escolhido sai correndo atrás dele. O primeiro jogador estará a salvo se conseguir alcançar o lugar ocupado pelo seu perseguidor antes que este bata nas suas costas dizendo a palavra "hop" . Se isto acontecer o perseguidor começará novamente o jogo girando em torno do círculo e batendo nas costas de cada elemento dizendo a palavra "hop". Caso o perseguidor consiga "pegar" o outro ele voltará ao seu lugar e a criança "pega" repetirá novamente as açôes para nova rodada do jogo...
***********************************************
ONDE ESTÁ O COELHINHO

Preparação: Este jogo é ideal para o início do dia quando as crianças chegam separadamente.
Coloca-se um coelhinho bem pequeno em um lugar discreto, mas visível.
Desenrolar:A medida que as crianças vão chegando no ambiente pede-se individualmente que procurem o coelhinho.
Cada uma deverá sair na busca mas quando achar o coelhinho não deverá dar mostras disso, deverá discretamente sair e contar para o animador do jogo que o encontrou. Procede-se desta forma até que todos tenham encontrado o coelhinho.
*******************************************
Onde estão os Ovinhos
Preparação: Forme duas equipes com sua turma de alunos. Uma azul e outra vermelha.
Esparrame por sua sala de aulas diversos ovinhos pequenos em lugares pouco visível
Desenrolar: A medida que as crianças vão chegando no ambiente pede-se que procurem o ovinhos.
Cada uma deverá sair na busca e cada ovinho encontrado é ponto para sua equipe. Ganha a equipe que conseguir mais ovinhos.
**************************************************
A Careta da Cenoura
Preparação: Cada elemento recebe uma rodela de cenoura, que deverá coloca-la no olho, estando com a cabeça inclinada para trás.
Desenrolar: Ao sinal de início do jogo, cada jogador, sem usar as mãos tentará levar a rodela de cenoura até a boca, fazendo movimentos com os olhos, boca e nariz. Cada elemento que conseguir comer a cenoura marcará um ponto.
O COELHO
Número de jogadores: de dois a quatro.
Material: Baralho - 40 cartas (quatro de cada) de ás à dez. I máscara de coelho.
Jogo para crianças de 8 a 10 anos.
O jogo do COELHO pode ser usado para que os alunos aprendam a fazer cálculo mental, resolver problemas envolvendo adição e fazer comparação de quantidades.
Como jogar: Cada jogador recebe três cartas que devem ficar viradas para cima, à sua frente durante toda a partida. Outras sete cartas são colocadas, também com as faces para cima, numa fileira no centro da mesa, e as demais ficam num monte para as compras.

Na sua vez, o jogador deve pegar as cartas do meio que forem necessárias para que consiga chegar ao mesmo total da soma de suas três cartas. Quando ele não mais conseguir formar conjuntos com seu total, ele deve repor as cartas que usou do meio da mesa com cartas do monte de compras, e passar a vez ao próximo.
Exemplo: Convenhamos que o aluno "x" recebeu as cartas:
3 - 5 - 10 sua soma será 18 e ao comprar uma carta compre a carta 8. Ele fará o conjunto 3+5=8
Quem tiver conseguido mais conjuntos ao final do baralho, será o vencedor " O COELHO" e receberá a máscara.
Como variações, o “COELHO” pode ser jogado com quatro cartas para cada jogador e 9 cartas no meio da mesa ou com o valor das três cartas fazer uma multiplicação.
Jogos extraídos de: Aritmética: Novas perspectivas. Implicações da teoria de Piaget. Constance Kamii e Linda L. Joseph. Editora Papirus, 1994. Com adaptação.
Vela da casca de ovo
A casca de ovo que será utilizada para fazer a vela poderá ser pintada antes de ser partida ao meio ou depois de pronta a vela.
Pinte a casca do ovo com a técnica escolhida caso esta seja a sua escolha.
Quebre o ovo no meio normalmente. Você poderá usar as duas partes.
Lave bem a casca e coloque-a em uma embalagem comum de ovos para facilitar o seu manuseio.
Trabalhe depois que a casca estiver seca. Coloque um pavio no seu interior. Derreta 20 colheres de parafina ralada e despeje no interior da casca. Deixe esfriar por cerca de duas horas.
1 - As seguintes idéias são para serem feitas com ovo inteiro que depois deverá ser cortado ao meio.
Pintura comum
Para dar colorido ao ovo, dilua corante de bolo em água, mergulhe o ovo e deixe secar. Ele ficará com uma base que poderá ser usada diretamente ou poderá ser combinada com outras técnicas.
Marmorização
Esta técnica é feita aproveitando-se de que o óleo e a água não se misturam.
Dilua um corante (pode ser o usado para cozinhar) em um pouco de água. Pingue algumas gotas de óleo de cozinha. Misture levemente e coloque o ovo dentro. Revolva com cuidado o ovo na mistura e retire-o deixando secar.
Se desejar, pode-se repetir a operação com outra cor depois que o ovo estiver seco.
Mosaico
Corte algumas etiquetas adesivas em vários pedaços. Utilize, preferencialmente, um ovo que já foi pintado com uma base de uma só cor. Cole os adesivos no ovo da forma que preferir, pinte com um pincel e guache as partes que ficaram expostas. Deixe secar e retire os adesivos.
Pintura com esponja
Dilua guache com água em um pires. Pegue uma esponja seca e mergulhe-a na tinta e escorra bem. Bata levemente a esponja no ovo sem espremer. Deixe secar e, se desejar, repita a operação com outra cor.
Pintura com dedos
Utilizando um ovo já pintado com base prepare vários pires com tinta guache diluída em um pouco de água. Peça que as crianças molhem o dedo indicador em uma das cores e que pressione-o posteriormente no seu ovo. Repetindo a operação com cores diversas o resultado será ser interessante.
RECORTES DE FIGURAS
2 - Esta técnica poderá ser feitas após a vela estar pronta.
As crianças poderão recortar um desenho que gostaram e colá-lo no ovo. Com um pincel deverão recobrir o ovo com cola passando sobre o desenho e esperar secar.
Um efeito semelhante e mais simples de ser feito é colando adesivos.

15 comentários:

  1. Show de bola o projeto Páscoa. Ele me ajudará bastante nos trabalhos que desenvolverei com minha turma do 5º ano.
    Adorei a criatividade;
    PARABÉNS!

    BUONA PASQUA!
    CLÁUDIA SOARES

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog vou aproveitar seu projeto pascoa. Fque com Deus

    ResponderExcluir
  3. Gostei do seu blog e vou pegar algumas ideias para ajudar o meu projeto Parabéns . Apaz de Deus esteja com todos

    ResponderExcluir
  4. Seu blog é excelente. O projeto "Páscoa" está perfeito. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Amei o seu blog com suas idéias maravilhosas. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  6. Olá, adorei seu projeto.
    Permita que o copie?
    www.gestariimorrinhos.blogspot.com
    Ione Linhares
    Morrinhos- Ceará

    ResponderExcluir
  7. aproveitarei esse projeto tanto para o ensino infantil-dinâmicas- como para o ensino fundamental.
    márcia lima coordenadora pedagógica

    ResponderExcluir
  8. Seu blog é excelente. Adorei o Projeto Páscoa

    ResponderExcluir
  9. Excelente projeto. Vou utilizar algumas ideias. Beijos e Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante seu projeto.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns! Seu projeto ficou lindo !

    ResponderExcluir
  12. adorei seu projeto mim ajudou bastante


    obrigada!
    bjs....

    ResponderExcluir
  13. Excelente! Adorei o projeto páscoa.Feliz páscoa! Bjos!

    ResponderExcluir
  14. Este projeto de Páscoa é o mais completo que eu encontrei até agora. Parabéns!

    ResponderExcluir

Deixe um comentario...



OI

OI
Espero que goste da sua visita

Seguidores

 
Formatado por http://www.comtemplates.blogspot.com